Como obter autorização para filmar/fotografar os pontos turísticos da capital de São Paulo?
Cada local poderá conceder sua própria autorização. No caso de parques públicos municipais, por exemplo, é necessário entrar em contato com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A SPTuris poderá dar permissão para fotos no Complexo do Anhembi.

Como faço para incluir um evento ou dicas de roteiros para divulgação no site cidadedesaopaulo.com?
As assessorias de imprensa podem enviar sua pauta com release e fotos para o e-mail [email protected]. Caso seja de interesse para o turista e esteja com, no mínimo, 7 dias de antecedência (em caso de eventos), será divulgado no site e nas redes sociais.

Como posso incluir meu estabelecimento no site cidadedesaopaulo.com?
As assessorias de imprensa podem enviar release e fotos de um estabelecimento com características de ponto turístico ou, em sendo um atrativo de cultura, lazer e gastronomia para o e-mail [email protected].

Como consigo apoio para divulgar a cidade de São Paulo em meu veículo de comunicação (press trip)?
Como empresa de Turismo da Cidade de São Paulo, a São Paulo Turismo poderá apoiar visitas de jornalistas como intermediária entre a solicitação e os integrantes da cadeia produtiva local, verificando entre eles a possibilidade de atender todas ou parte das necessidades, de acordo com as normas e interesses das empresas participantes. Para providenciar o suporte às visitas, são necessários ao menos 20 dias de antecedência da data de chegada para processar as solicitações.  Ressaltamos que a viabilidade de apoio às solicitações não depende da SMTur nem da SPTuris, visto que tal apoio pode ser aceito ou negado pelas empresas participantes, a seu critério, desde que o formulário seja preenchido correta e completamente.Para solicitar o formulário, escreva para [email protected]. Em caso de viagem internacional, é importante que se verifique a necessidade de visto para entrada no Brasil.

Como solicito uma entrevista com o presidente ou outro porta-voz da São Paulo Turismo?
Envie um e-mail para [email protected] com a solicitação, descrevendo qual o veículo, editoria, o tema da entrevista, prazo e contatos. A equipe de Comunicação da SPTuris avaliará o pedido e verificará a disponibilidade na agenda do presidente da empresa para que a entrevista possa ser realizada. Se preferir, ligue para (+ 55 11) 2226-0409.

Recebi um release da São Paulo Turismo, como obtenho dados complementares?
Entre em contato com a equipe de Comunicação da SPTuris pelo e-mail [email protected] ou ligue para (+ 55 11) 2226-0409.

Observatório do Turismo

Como ocorreu a criação do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo?
O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo, foi criado em 2005, como Coordenadoria de Informação e Pesquisa. Em 2009, a SPTuris registrou o nome fantasia “Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo”, para utilização em pesquisas, publicações oficiais e eventos. O Observatório é um departamento dentro da SPTuris e foi transferido de diretoria em três ocasiões: entre 2005 e 2011, foi ligado à Diretoria de Turismo; entre 2011 e 2013, à Diretoria de Ações Estratégicas e Comunicação; em 2014, à Gerência de Comunicação/Presidência. Em 2019, passou a ser apenas a Gerência de Pesquisa.

Há modelos de questionários aplicados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo disponíveis?
Nossos questionários não estão disponíveis devido à utilização de metodologia personalizada para elaboração de pesquisas em cada evento. Porém, o que é perguntado nas pesquisas está disponível, em formato de gráficos e tabelas, nos relatórios publicados no site www.observatoriodoturismo.com.br.

Qual a metodologia utilizada nas pesquisas realizadas pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo?
As metodologias são personalizadas e atendem às necessidades de informação dos promotores, expositores e prefeitura de São Paulo. Basicamente, nossas pesquisas em eventos seguem a metodologia de abordagem aleatória, com nível de confiança de 95% e erro amostral de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Onde encontro os relatórios com os resultados das pesquisas e estudos realizados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo?
Em nosso site, no menu superior, clicar em “Estudos e Publicações”; após clicar, do lado direito, encontre “Mega Eventos”. Escolha o ano que deseja buscar, clique, e depois escolha o evento ao lado esquerdo. Há também a opção de buscar o evento pelo nome: no campo buscar, no topo do site, insira o nome do evento e clique em buscar.

Como posso obter dados turísticos da cidade de São Paulo?
O site do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da SPTuris, possui materiais diversos, números, dados turísticos e de eventos da cidade de São Paulo. Acesse www.observatoriodoturismo.com.br.  Para mais informações acesse http://imprensa.spturis.com.br/ e http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/

SITES

Paulistanês

Disponível na versão on-line acessível pelo site cidadedesaopaulo.com/paulistanes, trata-se de um compilado bem-humorado e descontraído de palavras, gírias e expressões faladas na cidade de São Paulo, que servirá como guia para turistas, visitantes e até mesmo para moradores.

Quem escreveu esses verbetes, algum gramático ou outro profissional da área?
Não. O projeto é da Gerência de Comunicação da São Paulo Turismo e os verbetes postados são fruto de uma pesquisa empírica dos jornalistas e estudantes de Letras e Jornalismo dessa Gerência. Ou, ainda, sugestões dos usuários.

Qual o objetivo do site? Porque criar um dicionário com expressões paulistanas?
O intuito do site é retratar o jeito de falar do paulistano e traduzir essas expressões e gírias, tanto para os próprios conterrâneos, como para os turistas dos mais diversos lugares do mundo que nos visitam.