Como ocorreu a criação do Observatório de Turismo e Eventos?
O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo, foi criado em 2005, como Coordenadoria de Informação e Pesquisa. Em 2009, a SPTuris registrou o nome fantasia “Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo”, para utilização em pesquisas, publicações oficiais e eventos. O Observatório é um departamento dentro da SPTuris e foi transferido de diretoria em algumas ocasiões: entre 2005 e 2011, foi ligado à Diretoria de Turismo; entre 2011 e 2013, à Diretoria de Ações Estratégicas e Comunicação; em 2014, à Gerência de Comunicação/Presidência. Em 2019, passou a ser apenas a Gerência de Pesquisa. A partir de 2022, está novamente ligado à Diretoria de Turismo, seguindo como Gerência de Pesquisa.

Há modelos de questionários aplicados pelo Observatório de Turismo e Eventos disponíveis?
Nossos questionários não estão disponíveis devido à utilização de metodologia personalizada para elaboração de cada uma das pesquisas. Porém, o que é perguntado está disponível, em formato de gráficos e tabelas, nos relatórios publicados no site www.observatoriodoturismo.com.br.

Qual a metodologia utilizada nas pesquisas realizadas pelo Observatório de Turismo e Eventos?
As metodologias são personalizadas e atendem às necessidades de informação dos promotores, expositores, imprensa e Prefeitura de São Paulo. Basicamente, nossas pesquisas seguem a metodologia de abordagem aleatória, com nível de confiança de 95% e erro amostral de até três pontos percentuais, para mais ou para menos.


Onde encontro os relatórios com os resultados das pesquisas e estudos realizados pelo Observatório de Turismo e Eventos?
Em nosso site, no menu superior, clicar em “Estudos e Publicações. Há também a opção de buscar a pesquisa pelo nome: no campo “pesquisar”, no topo do site, insira o nome do evento e clique em buscar.

Como posso obter dados turísticos da cidade de São Paulo?
O site do Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da SPTuris, possui relatórios de estudos e pesquisas, indicadores de desempenho turísticos e dados dos principais eventos da cidade de São Paulo. Acesse www.observatoriodoturismo.com.br. Para mais informações acesse http://imprensa.spturis.com.br/ e http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/